Como transformar pequenos ambientes

27 Jun 2017

Oi, o assunto dessa semana é pedido de uma seguidora nossa no instagram - se você ainda não nos segue, corre lá ---> @claudiaromanoarquiteta. Vou dar dicas de como transformar a sala de apartamentos/ casas pequenos, a idéia é que você consiga deixar o ambiente confortável e aconchegante sem que ela tenha a sensação de que falta espaço.

Uso da Cor: sempre em espaços pequenos devemos cuidar com a cor, veja bem não estou dizendo que devemos sempre ter espaços beges e neutros, mas as cores devem ser usados com cuidado sim. procure sempre optar por tons de cor mais claros, cores acinzentadas são ótimas pra espaços pequenos, mas se você for

 

fã numero um e quiser uma parede preta ou cinza grafite, minha dica é que você deixe o restante bem claro pra dar um contraste, essa radicalização pode dar um resultado bem interessante!

sempre vale o bom senso em decisões assim, uma sala  que receba muita claridade natural poderá abusar mais destes recursos de cores fortes, pois a luz natural acaba dando a sensação de amplitude no espaço.

já em espaços que não podemos contar com essa luz natural, a idéia é usar  cores que nos tragam essa mesma sensação de amplitude, e, cores claras e com mais luz nos trazem esta sensação.

 

 

Espelhos: todo mundo sabe que podemos conseguir essa sensação de amplitude  com espelhos né? isso não é novidade, o que eu te lembro é que em algumas posições eles reforçam ainda mais essa sensação. por exemplo nesse projeto ao lado aqui, foi usado um espelho no fundo do sofá e no fundo da tv, o ambiente ficou super clean. 

neste outro exemplo foi usado espelho  somente no fundo do sofá, a sensação de amplitude permanece porém o ambiente com a madeira no fundo da tv acabou ficando mais aconchegante não é mesmo?

Móveis planejados: sempre que pensamos em espaços reduzidos devemos pensar em móveis feitos sob medida, pois assim conseguimos aproveitar bem os espaços disponíveis. com móveis planejados podemos até esconder alguns eletrodomésticos, vale lembrar aqui que estes equipamentos necessitam de ventilação determinadas pelos fabricantes, mas já existem no mercado lojas especializadas em eletrodomésticos para embutir. vale pesquisar pois o resultado fica incrível, aqui em curitiba você pode encontrar na Exs e na cevimar

Toques de personalidade:  acho imprescindível isso em qualquer ambiente,  sua casa deve sim ter a sua cara, um profissional vai sempre lhe orientar quanto a usos, escolhas, padrões e estética, mas jamais tirar a sua personalidade, você deverá gostar do local e se sentir em casa nele, isso só é possível quando  você gosta dos itens, das cores, quando o local tem a sua cara.  não digo que de pra por todos os seus gostos em um só ambiente, aí a gente pode cair no brega né? kkk  olha que legal esses casos, a gente consegue entender bem a diferença de personalidade dos donos, mas todos os ambientes são harmoniosos entre cores, texturas e objetos, a mistura de cores e sabores é que dá o toque final!

 

 

 altura dos móveis: vale também em ambientes pequenos, usar móveis mais horizontais que não fechem tanto a vista. móveis mais altos com portas espelhadas ou refletivas também ajudam a melhorar a sensação de espaço.

 olhe esta sala integrada com a cozinha, as portas dos armários aéreos foram todas feitas e vidro, o que ajudou a ampliar o espaço, o espaço recebe muita luz e aí as cores escuras acabaram entrando super bem na composição.

outra 

 podemos sim usar móveis altos em cores opacas, o que eu digo é que  vidros e espelhos  contribuem para uma maior amplitude. 

 

 

sacada em apartamento: torno-se muito comum nivelar o piso da sacada para ganhar o espaço  antes externo. isso é muito válido, eu como arquiteta uso e abuso deste  recurso com meus clientes, mas vale se atentar para  detalhes como: o uso da área, se o condomínio permite esta alteração, se permite por cortina na sacada e o mais importante faça sempre este tipo de alteração com um responsável técnico habilitado que pode ser um arquiteto e/ou um engenheiro civil, a sobrecarga na laje da sacada (que normalmente é em balanço) deve ser calculada para evitar uma catástrofe - quem é de curitiba deve se lembrar do acidente no edifício champagnat onde uma sacada se despreendeu da estrutura do prédio e caiu. isso é muito sério! não ponha em risco a vida da sua família!

por essa semana fico por aqui, curtiu esse post? então dê um like pra gente!!!

até a próxima!

beijos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Decor de dia dos Namorados

June 9, 2017

1/9
Please reload

Posts Recentes