Quarto Montessoriano

22 May 2017

Oi, vim aqui para conversar um pouco sobre um estilo que está em alta para quarto de crianças, mas que tem todo um porquê por trás,  vamos entender isso juntos?

O estilo vem do nome de sua precursora, Maria Montessori, italiana, foi a primeira mulher a ser diplomada em medicina no seu país. Foi também pioneira no campo pedagógico ao dar mais ênfase à auto-educação do aluno do que ao papel do professor como fonte de conhecimento.

Maria  acreditava que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos forem dadas as condições.

 

"A curiosidade é um impulso para aprender". (Maria Montessori)

 

Por estes motivos é que o estilo de quartos pensados para a criança, de forma que garanta-lhe autonomia e liberdade, com móveis e objetos proporcionais ao seu tamanho, ao seu alcance e dentro do seu campo visual levam o nome Montessoriano (que vem de Montessori). 

Os princípios de um quarto montessoriano são:

- Autonomia: o fato da criança ter tudo ao seu alcance permite que ela decida com o que quer brincar, sem depender dos outros, permite que faça suas escolhas e que possa retornar os objetos ao seu local depois de usá-los com certa facilidade.

 

- Liberdade: Permite que a criança explore o local, que desenvolva brincadeiras, que dê novos usos a objetos. Você (mãe e pai) pode mostrar como tal brinquedo funciona, mas se a criança resolver não fazer daquele jeito, a pedagogia montessoriana diz que devemos deixar que ela explore esse mundo que é dela.

 

- Coerência: Um ambiente que a criança saiba como aproveitar. Deixar a seu alcance brinquedos próprios para a sua idade faz com que frustrações, por não conseguir tal habilidade desejada em um brinquedo, sejam evitadas  e oferecer brinquedos em quantidade não abusiva evita confusões na cabeça  da criança por hiper estímulos. Esses dois quesitos fazem parte do método.

 

 

- Segurança: Móveis e estante fixos, seguros e sem quinas, tomadas protegidas. Deixar com que a criança se estimule sozinha não significa deixa-la desassistida, devemos tomar cuidado com peças pequenas, com objetos pontiagudos e sempre explicar o porquê daquele perigo para a criança ao invés de só proibirmos que faça tal coisa. qui o cuidado vale também para móveis que possam ser escalados causando quedas. 

 

- Organização: A organização externa reflete a organização interna. Um ambiente organizado dará ao seu filho oportunidade para se organizar mentalmente, além de ensiná-lo a colocar as coisas em ordem quando parar de brincar. Para facilitar esse processo de aprendizagem, procure setorizar e categorizar as coisas. Bolas, livros, carrinhos, bonecas, lápis e canetinhas devem  ser agrupados e guardados por itens em locais separados. Aqui valem caixas, cestos, gavetas e prateleiras para organização.

 

 

Como montar um quarto Montessoriano?

 

Cama baixa:  Hoje temos diversos modelos no mercados, mas a idéias principal aqui é que a criança entre e saia da cama sem precisar de ajuda de ninguém, você pode optar por  uma proteção para evitar que ela caia, mas é legal que ela vá entendendo os limites da cama. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estantes baixas (com até 70 cm): onde a criança consiga pegar o que deseja e depois devolver ao seu local, não exagere na quantidade, se tiver muitas opções de brinquedos opte por um rodízio dos mesmos. Essa altura de 70 cm evita possíveis escaladas e quedas das crianças.

 

 

 

tapetes aconchegantes: onde ela possa sentar e se sentir confortável para brincar, almofadas serão super bem vindas. Opte por materiais como o  nylon que são  antialérgicos.

 

espelhos: conhecer o próprio corpo é essencial para o desenvolvimento da criança e um espelho contribui de forma favorável para isso.

decor minimalista: um espaço livre para brincar é sempre necessário, não exagere na quantidade de móveis dispostos no layout para que o mesmo não prejudique a área de brincadeiras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

espaço para artes: deixar um espaço para desenhos e brincadeiras com tintas é muito interessante e irá estimular a criatividade de seu filho. opte por mesas e cadeiras apropriados para crianças.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

lúdico: um ambiente com cores, texturas, adesivos, personagens, balanços, escadas, irá sempre contribuir para o desenvolvimento sensorial das crianças.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora é so deixar a imaginação fluir e montar um quarto lindo e estimulante para seu pequeno. Beijo até a próxima! 

 

** As imagens deste post foram todas de pesquisas na internet em fontes como o pinterest e o google. 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Decor de dia dos Namorados

June 9, 2017

1/9
Please reload

Posts Recentes

June 20, 2017