• Arq. Claudia Romano

Como acertar na compra do apartamento


Você está procurando para comprar? Está na dúvida se investe em um imóvel novo ou em um apartamento usado?

Pois então resolvi fazer um post para auxiliar justamente nestas questões. Separa o caderninho e anota essas dicas pra não esquecer de ver os detalhes na hora da visita do imóvel.

- Insolação do local: Bom aqui em Curitiba faz muito frio e todo mundo sabe disso né? A melhora fachada para nossa cidade é sempre a norte, pois ela pegará tanto o sol da manhã ( leste) quando o da tarde (oeste). Podem notar que os apartamentos fachada norte tem sempre o preço mais elevado. não podendo ser fachada norte, a segunda opção minha será sempre a oeste (pois temos mais sol da tarde que da manhã aqui), faz muita diferença ter uma casa mais quente e seca aqui, inclusive para se livrar de doenças como rinite e gripes.

já para cidades quentes, como Londrina, Maringá ou foz do iguaçu, as fachadas sul são mais valorizadas pois são mais frescas, nestas cidades ter uma casa mais fresca significa economizar energia com o menor uso de ar condicionado.

- Ventilação: dependendo da posição da sua unidade ela fará ventilação cruzada o que é uma maravilha para eliminação de cheiros da cozinha e para manutenção do ar saudável dentro do apartamento, o que evita o mofo no local também. Agora você deve estar perguntando mas o que é ventilação cruzada? É quando a planta do seu apartamento permite que o vento entre por um lado dele e saia pelo outro, deixando o ar circular melhor na unidade. quando temos todas as janelas para uma mesma frente esse efeito não acontece.E, isso só funciona quando você abre as janelas pro ar circular , tá? kkk

- Instalação elétrica: Isso é um detalhe que pode passar bem desapercebido tanto em unidades novas quanto em usadas. Por exemplo se você tem a pretensão de colocar ar condicionado na casa nova, precisa verificar se há espaços para novos disjuntores, se a instalação é trifásica (prédios muito antigos a instalação ainda é bifásica) e qual o tamanho da entrada (medido em amperes) pois o tamanho da entrada vai dizer o que você pode fazer de modificação grande como piso aquecido (que consome bastante energia elétrica), ar condicionado e até grandes instalações para home theater. mas você vai me dizer: o que acontece se eu sobrecarregar o sistema elétrico sem saber? bom, sabe aquela história que acontecia muito antigamente de ao ligar um equipamento a chave cair? isso será o menor dos problemas, pois resolver ele pode custar muuuito caro!

Gente, minha intenção aqui não é desanimar ninguém a comprar um apto antigo e reformar, pelo contrário, quem me conhece sabe que A-M-O um reforminha, mas nada mais decepcionante que imaginar tudo e na hora do quebra-quebra ter que readequar os itens pois não vai dar para fazer isso ou aquilo ou, pior que custará bem mais caro que você imaginava.

Por falar em ar condicionado, sempre vale a verificação em apto novo se ele já possui a infra (pergunte da parte elétrica, da parte hidráulica e da parte de cobre) são essas três instalações necessárias para se por um equipamento e, às vezes a construtora diz que entrega a infra e, no entanto a única parte instalada é o dreno (parte hidráulica) e, você terá que quebrar as paredes para passar as demais instalações se quiser por um split. isso é um custo que você deverá prever em sua reforma caso queira a instalação.

E, em um apto antigo, vale questionar se vizinhos já colocaram equipamento, se existe essa possibilidade, enfim questione seu corretor para que ele lhe traga estas informações ou, procure o síndico do condomínio que está visitando. o melhor é evitar surpresas após a compra!


olhe que legal essas idéias para disfarçar a máquina externa do ar condicionado, quando não temos a sacada técnica no apartamento.

Além de todos esses itens, vale olhar em volta das janelas pra notar possíveis pontos de infiltração.. o cheiro do apartamento que fica muito fechado, se fica úmido ou não, acabamento de portas, vedação de som, principalmente quando o prédio é de frente para ruas muito movimentadas.

São vários itens pra se prestar atenção em uma visita, além é claro de olhar a vista e perceber a vizinhança, andar no entorno vendo padarias, farmácias, escolas é bem interessante pra quem está mudando para um bairro novo.

sabe o que é super válido pra quem está passando por essa fase de visitas, escolhas, comparações? Conversar com um arquiteto de confiança, nada como um profissional habilitado para te ajudar a fazer esse comparativo pesando toda a questão técnica entre um imóvel e outro, pois, às vezes, um imóvel é mais em conta no valor inicial, mas ficará bem mais caro se colocar o valor gasto para reformá-lo depois da compra.

espero que essas dicas te ajudem a achar a a casa perfeita para você!

um beijo e até a próxima.

#arquiteta #arquiteturadeinteriores #reforma #comprandoumimóvel #apartamento

25 visualizações

                 Claudia Romano Arquitetura de Interiores
Jaú  | Sao Paulo | Brasil                                      014 99637 7007